menu
Voltar
Saúde 07 dez 2017

Porque viver perto do mar

A fascinação pelo mar está no DNA do ser humano. Cientificamente, nós viemos do mar e historicamente nós sempre vivemos próximos às águas. Por algum motivo, a magia e a aventura, pareciam estar em frente àquele enorme pedaço brilhante de azul esverdeado. Viver na praia, possibilita agir de acordo com a sua própria vontade: Nadar quando quiser, tomar banhos de sol e entrar em férias ao tocar os pés diretamente na areia branca. Essas vantagens, não são apenas regalias superficiais, mas benefícios reais à saúde física e mental. Os privilégios de viver próximo ao mar são segredos de séculos e que foram revelados recentemente por pesquisas científicas que comprovam os efeitos terapêuticos e físicos do oceano.
Leia mais

Pesquisas recentes comprovaram que o padrão das ondas cerebrais é alterado com a função de entrar em harmonia com o som das ondas. Outro estudo ainda comprovou que aqueles que escutam o som das ondas para dormir apresentam uma queda na pressão sanguínea, muito similar àquela de quem escuta uma composição de Mozart, causando relaxamento e bem estar.

 

O biólogo marinho Wallace J. Nichols, revela em um de seus livros que o estresse é o responsável ou agrava as dez principais causas de morte por todo o mundo. No livro “Blue Mind” ele revela grandes benefícios do mar para o planeta, assim como valores cognitivos, emocionais, físicos, psicológicos e sociais para recém-nascidos até pessoas de idade avançada. Blue Mind ainda revela que neurocientistas e psicólogos adicionaram que o oceano é fonte de:

 

felicidade; diversão; exaltação; relaxamento; criatividade; nostalgia; sociabilidade; aprendizado; confiabilidade; romance; memória; maravilhamento; paz; inovação; empatia; liberdade; insight; beleza.

Além de tudo isso, ele também ajuda em traumas, ansiedade, regular o sono, livrar-se de vícios,atenção, foco, aliviar o estresse e muito mais. O estresse pode causar enfermidades como depressão, úlcera e doenças do coração, porém viver próximo ao mar pode ser um dos meios mais eficazes para reduzir o estresse.

 

Nichols afirma que temos uma “mente azul” que é ativada quando estamos no mar ou próximos à ele. Esse estado é uma condição suavemente meditativa, “caracterizado pela calma, sensação de paz, unidade e uma sensação geral de felicidade com a vida no momento.”

 

A vida a beira mar significa aproveitar melhor a luz do sol e com ela a saúde da vitamina D. Essa vitamina, quando bem aproveitada, é excelente para a pele e para os ossos, ajudando na prevenção de doenças como a osteoporose. Falta de vitamina D pode causar cansaço ou fadiga, porém, quando se encontra na quantidade certa, ela pode ajudar a prevenir doenças do coração, depressão e até mesmo câncer. Assim como a luz, o vento possui mais liberdade próximo ao mar. Cientistas acreditam que o ar trazido pelo oceano pode igualmente melhorar a saúde. Em teoria, tal ar possui mais íons negativos, causados pelo choque do vento com a água.

Essa característica teria efeitos positivos no humor, assim como benefícios à saúde. Além disso, vale lembrar que 71% de todo o oxigênio do planeta, vem do oceano e de espaços aquáticos, como rios e lagos, mantendo a atmosfera mais limpa e saudável.

A praia também é lugar de praticar atividades e de diversão! Tais como:

 

surfe; jet ski; passeio de lancha; flyboard; snowboard aquático; caça ao tesouro; mergulho; luau; esculturas na areia; jogar frisbee; comemorar ano novo; ler na praia; jogar tacos; ver animais marinhos; praticar yoga; andar de bicicleta; piquenique; se bronzear; descansar; pescar; jogar bocha; boiar; tirar fotografias

 

O que mais você gosta de fazer na praia? Deixe seu comentário na nossa fanpage e diga o que é a sua parte favorita em viver perto do mar!